fbpx

Quedas entre idosos são comuns, mas não podemos normalizar!

O dia 24 de Junho é o Dia Mundial de Prevenção de Quedas entre idosos. Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incluído no Calendário da Saúde do Ministério da Saúde (MS), a data é dedicada ao alerta sobre riscos de quedas para pessoas de todas as idades, mas, principalmente, as idosas.

Para sabermos um pouco mais sobre o assunto, a Fisioterapeuta da Casa São Luiz, Cristiane Moreira, elaborou uma cartilha que traz informações sobre prevenção. Leia a seguir.

Foto: Thais Monteiro/Casa São Luiz

Por Cristiane Moreira

A cada ano 30% dos idosos apresentam algum episódio de queda e naqueles acima dos 80 anos esse percentual aumenta para 40%.

As quedas podem causar alterações fisiológicas desde as lesões mais simples até as temidas fraturas e o medo de cair pode gerar consequências como o isolamento e a dependência.  Idosos que já passaram por algum episódio de queda apresentam maiores chances de cair novamente e com isso muitos deles restringem as suas atividades levando à imobilidade, declínio funcional e piora da qualidade de vida.  

É de extrema importância e necessário realizar certas mudanças e adaptações no ambiente que a pessoa está inserida (casa, instituição de longa permanência, etc.) para facilitar o dia a dia da pessoa idosa e minimizar riscos.

Foto Ilustrativa: Envato Elements

Quedas são passíveis de prevenção entre 30% a 40%, aproximadamente.  Saber identificar os indivíduos propensos e inseri-los em algum programa de prevenção é uma medida muito eficaz. 

As intervenções para a prevenção de quedas e manutenção do equilíbrio somente podem ser realizadas por profissionais devidamente habilitados da equipe multidisciplinar e a abordagem deve ocorrer de forma multifatorial.

A Fisioterapia para esses idosos  inclui treinos específicos para a manutenção do equilíbrio e marcha, fortalecimento muscular, atividades de dupla tarefa (tarefas distintas motoras e cognitivas acontecendo ao mesmo tempo),  circuitos funcionais, etc. são comprovadas cientificamente como condutas eficazes para a reabilitação de idosos caidores ou não, pois atua de maneira preventiva e  reabilitativa.

Os fatores mais comuns associados a quedas, são:

Condições ambientais:  tapetes, pisos escorregadios, iluminação insuficiente, móveis “mal” posicionados, fios ou outros objetos espalhados pelo chão, etc.

Fatores intrínsecos (aqueles que dizem respeito às próprias dificuldades do indivíduo):  Perda da força muscular, alterações sensoriais como visão e audição, perda da qualidade óssea, medicações, sedentarismo, etc.

Separamos algumas dicas de prevenção de quedas para você:

*Não tranque a porta do banheiro e se possível de outros cômodos da casa;

*Não ande fazendo uso somente de meias e também não as utilize em conjunto com chinelos de dedos;

*Prefira calçados com solados antiderrapantes;

*Não levante-se no escuro.

Medidas de prevenção de quedas em casa:

*Caminhos mais percorridos à noite (como o percurso entre o quarto e o banheiro, por exemplo) devem estar iluminados e livres de móveis, tapetes ou qualquer objeto que possam atrapalhar a locomoção;

*Evite o uso de tapetes soltos, mas se não for possível fixe-os cuidadosamente no chão;

*Mantenha qualquer tipo de fios fixados nas paredes;

*Escadas com corrimão em ambos os lados, tiras antiderrapantes nos degraus e iluminadas adequadamente;

*Assento do vaso, cadeiras ou poltronas com 50 cms de altura aproximadamente (dependendo da estatura do indivíduo) ou na altura dos joelhos.

No quarto:

*Interruptores, abajures ou outros objetos mais utilizados sempre à mão ao lado da cama;

*Camas com altura adequada, ou seja, de acordo com a estatura.  O importante é que estando sentado à beira dela, tocar completamente e facilmente ambos os pés no chão;

No banheiro

*Deixar um feixe de luz iluminando o banheiro à noite, caso o interruptor não seja próximo à porta;

*Utilizar sempre tapetes antiderrapantes;

*Instalar barras de apoio no box e junto ao vaso sanitário;

*Vaso sanitário com altura adequada, como registrado anteriormente;

Na cozinha:

*Armários fixados na parede e de fácil alcance;

*Tapetes ou fitas antiderrapantes em frente à pia para evitar escorregar com água, óleo, etc.

Para os pisos em geral:

*Não utilizar produtos que deixem os pisos escorregadios.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »