fbpx

Dia Mundial da Saúde Mental: Dicas para o seu autocuidado

Ano após ano, comemoramos o Dia Mundial da Saúde Mental a 10 de outubro. É uma oportunidade de chamar a atenção para o pesado e crescente fardo de problemas de saúde mental. O tema deste ano, “Fazer da saúde mental e do bem-estar para todos uma prioridade mundial”, relembra que, após quase três anos, o isolamento social, o medo da doença e da morte, bem como circunstâncias socioeconómicas adversas associadas à pandemia da Covid-19 contribuíram para um aumento geral estimado em 25% dos sintomas de depressão e de ansiedade nas pessoas.

Portanto, destinar momentos no dia para cuidar de si mesmo ajuda a aliviar a ansiedade, um transtorno que afeta uma a cada dez pessoas, segundo a OMS. Outras doenças mentais também podem ser agravadas pela pressão e incerteza causadas pela pandemia.

Conheça 10 hábitos que vão ajudá-lo a manter em dia a saúde da sua mente!


Família, trabalho, finanças e uma série de outros problemas costumam tirar o nosso sossego. Mas perder noites de sono por causa deles nunca foi nem será a melhor solução. Não deixar as preocupações virarem o centro da sua vida é uma das dicas mais importantes quando se fala em saúde mental.

Dedique um tempo a você

Mesmo em meio à correria do dia a dia, é extremamente importante reservar momentos somente para você. Por exemplo, dedique um tempo para caminhar sozinho no parque, ir às compras, assistir ao seu programa de TV favorito, enfim, fazer alguma coisa que lhe dê prazer.

Priorize o lazer

Ainda que seu trabalho lhe cobre demasiadamente, fuja das horas extras e jamais abra mão das suas férias. É extremamente importante ter períodos de descanso. Somente assim é possível refrescar a mente e se preparar para novos desafios.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação de neurotransmissores diversos, que têm como função:

● Proporcionar bem-estar;

● Eliminar sintomas de ansiedade e estresse;

● Reduzir o risco de transtornos mentais.

Escolha uma atividade ou esporte que lhe traga prazer, e pratique-o ao menos três vezes por semana.

Durma bem

Ter uma boa noite de sono também é essencial quando se fala em saúde da mente. Embora cada pessoa tenha uma quantidade de horas necessárias para se sentir bem, recomenda-se que este valor seja superior a seis horas diárias. Se você tem enfrentado problemas para pegar no sono, seguem algumas dicas:

● Não pratique exercícios nas cinco horas que antecedem seu momento de dormir;

● Evite bebidas estimulantes (como café);

● Apague todas as luzes antes de se deitar;

● Não leve o celular para a cama.

Quando a insônia persistir, busque um médico, para que o uso de remédios seja considerado.

Se cobre menos

A busca constante por evolução é algo intrínseco do ser humano, mas cobranças excessivas são prejudiciais à saúde. Algumas maneiras de reduzir a pressão colocada sobre si mesmo são:

● Não se compare a outras pessoas;

● Fuja de ambientes extremamente competitivos;

● Não se espelhe em padrões sociais.

A melhor maneira de crescer é buscando melhorar-se diariamente.Esqueça as redes sociais

Com isso, surgem comparações a modelos de “vida perfeita”, exibidos por influenciadores digitais e que, na verdade, não passam de aparências. Se o uso desses aplicativos lhe faz mal, pode ser hora de reduzir o tempo de navegação ou mesmo apagá-los do seu celular.

Alimente-se bem

A alimentação saudável também ajuda a manter a saúde mental em dia. Sendo assim, é muito importante:

● Evitar produtos excessivamente industrializados;

● Beber muita água.

Sempre que possível, busque a orientação de um nutricionista para realizar a dieta adequada às necessidades do seu organismo.

Faça terapia

A realização de terapia com um psicólogo é uma maneira saudável de organizar os seus pensamentos e manter a saúde mental em dia. Diferentemente do que muitos pensam, este profissional não precisa ser buscado apenas quando há um distúrbio instalado. Pelo contrário, a terapia pode ser uma maneira de prevenir-se da ansiedade e da depressão.

Busque ajuda

Quando sua saúde mental não estiver da maneira que você gostaria, pode ser hora de buscar ajuda médica. Procure um profissional de sua confiança e solicite atendimento. Transtornos mentais são doenças que merecem ser investigadas e tratadas da maneira adequada!

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »