fbpx

Depressão na terceira idade

Dados recentes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a população brasileira está mais velha. A parcela idosa do país, cidadãos com 60 anos ou mais, subiu para 15,1% desde 2012, data da última pesquisa. Na região Sudeste está concentrado o maior número de idosos, cerca de 17% da população total. 

Somado a esse fato, estamos no mês de Conscientização da Saúde Mental e Psicológica, o Setembro Amarelo. E a depressão em idosos é uma realidade que não podemos ignorar. Ela pode surgir por conta de lutas passadas ou como resultado das mudanças e perdas associadas ao envelhecimento. Encarar essa condição nessa fase da vida pode levar a um declínio mais rápido da saúde física e mental. Além disso, o risco de doenças cardíacas aumenta e afeta a capacidade do idoso cuidar de si mesmo.

Estudos revelam que a taxa de suicídio entre a população idosa fica em torno de 15% do total nacional. “Por isso é importante ter um olhar qualificado para a pessoa idosa, pois nessa fase da vida ocorrem mudanças significativas que podem acarretar em um transtorno depressivo e/ou de ansiedade, e assim levar a pessoa a cometer suícidio.”, afirma Thainá Alves, psicóloga da Casa São Luiz.

Psicóloga alerta para mudanças de comportamento

Algumas mudanças são muito marcantes e radicais durante a terceira idade, como o início da aposentadoria, a perda de entes queridos devido ao avanço da idade e também a diminuição ou perda da independência e autonomia. Existe ainda a redução do ciclo e convívio social, que se torna cada vez mais escasso. Para evitar pensamentos e atitudes drásticas, como o suicídio, é importante manter a pessoa idosa sempre ativa, fazendo parte de grupos sociais e praticando atividades físicas. Além de incentivar e manter momentos de lazer e períodos em que recebam afeto de entes queridos.

“Fique atento à mudanças de comportamento como isolamento social, perda ou aumento de apetite, insônia, tristeza profunda, anedonia (falta de interesse em tarefas cotidianas) e/ou desesperança. Caso aconteça, procure ajuda de um profissional de saúde mental. O mais indicado é um psicólogo, que posteriormente avaliará a necessidade de uma avaliação e/ou acompanhamento.”, alerta Thainá.

A depressão é uma doença silenciosa. Não abandone, nem ignore o idoso, conte com a gente para cuidar e acolher! A Casa São Luiz é um local que oferece tudo o que é necessário para repouso e descanso. Nosso cuidado não se restringe apenas a saúde de alta qualidade, mas também é dar amor, respeito e atenção constantes. Aqui você se sente valorizado e integrado. Faça da Casa São Luiz, a sua Casa! Agende já sua visita pelos telefones (21) 2159-9999 ou (21) 99369-8349.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »