fbpx

“Idosos Digitais”: como aprimorar sua relação com a tecnologia?

Idosos e tecnologia: A empresa de mercados de consumo Euromonitor International publicou seu tradicional estudo global de tendências para 2022, tendo como um de seus destaques os “Idosos Digitais”.

No ano de 2021, alguns estudos de mercado mostraram que houve um aumento de cerca de 80% do acesso digital dos consumidores da terceira idade. Isso se deu em função da pandemia e da necessidade de adaptação às restrições, como o isolamento social e o fechamento do comércio não essencial.

Os consumidores com 60 anos ou mais passaram a realizar compras online, acessar serviços financeiros, serviços de saúde, buscar informações sobre diversos assuntos, além de experimentar formas de entretenimento no ambiente digital, como música, vídeos e games. O acesso ao ambiente online foi facilitado especialmente pelo smartphone, que democratizou o uso da internet, inclusive, entre os idosos.

No entanto, é importante destacar que, apesar do aumento considerável de idosos com acesso ao universo online, ainda existe uma barreira para boa parte deles, seja por ter migrado de forma tardia ou por dificuldades cognitivas.

Desafios entre os idosos e tecnologia: como superá-los?

Deve-se ressaltar que no processo de ensino é importante mostrar que não há idade para aprender e que eles são tão capazes quanto qualquer um. Esse primeiro passo aumenta a autoestima e a confiança, permitindo maior dedicação dos idosos ao aprendizado.

Nesses cursos eles devem aprender a linguagem tecnológica, além das funções básicas como: usar o mouse, fazer pesquisa, editar textos, comprimir arquivos e usar planilha. Mas além dessas atividades, outros fatores mais complexos e que não partem do idoso podem ajudar a inseri-lo no meio digital.

Criar hardwares e softwares mais acessíveis, assim como o aumento da tela e facilidade com o teclado pode atrair mais idosos curiosos com a tecnologia. Criar também aplicativos que ajudem na aprendizagem ou mesmo em outras atividades ligadas à tecnologia pode ser de grande ajuda. O segredo é tornar os dispositivos mais fáceis e acessíveis para esses grupos.

Mas, além de tudo isso, devemos estimular a inclusão fazendo-os conhecer melhor o ambiente virtual, tendo o conhecimento necessário para lidar com ameaças e riscos do mundo digital, prevenindo-os de possíveis fraudes e golpes.

Engajamento dos idosos no mundo tecnológico: por que fazê-lo?

De acordo com o IBGE, até 2030 a população idosa passará de 43 milhões. Nesse contexto, entender e utilizar as tecnologias não serão habilidades, mas uma necessidade já que a tendência também é que o mundo fique cada vez mais digital.

Foto: Envato Elements

Juntar idoso e tecnologia se torna um imperativo para que ele mantenha para si sua autoconfiaça para executar tarefas simples, mas que estão cada vez mais tecnológicas. Aperfeiçoar essa relação é conceder ao idoso maior capacidade de resolver seus problemas do dia a dia, por exemplo, em que ele pode fazer um processo virtual sem a ajuda de ninguém.

Para concluir, a relação dos idosos com a tecnologia pode contribuir para que este esteja sempre por dentro das principais informações, aprenda uma nova habilidade, entre para o universo de compras on-line e o principal, para que ele tenha mais autonomia.

Retorno às aulas de informática na Casa São Luiz

Com o propósito de manter nossos residentes em um contato cada vez mais constante com a tecnologia, retomamos as aulas de Informática. Os encontros vem acontecendo semanalmente em turmas com até dois idosos.

Foto: Ana Carolina Molina

Leia mais:

Deixe uma resposta

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »