Você já conheceu alguém com Mal de Parkinson? Teve curiosidade em saber o que é e como contornar seus efeitos?
A doença de Parkinson é marcada pela degeneração progressiva dos neurônios produtores do neurotransmissor dopamina, intimamente relacionados ao domínio sobre os movimentos do corpo. Esse processo de destruição das células nervosas ocorre em vários cantos do cérebro e gera, na maioria das vezes, sintomas como rigidez muscular e tremores involuntários.
O diagnóstico do Parkinson leva em conta justamente o que o médico nota e o paciente sente. É possível lançar mão de métodos de imagem para afastar outras doenças, mas não há um exame de sangue que o acuse.
A detecção precoce faz, como sempre, a diferença. Infelizmente, metade dos episódios só é desvendada em fase avançada e ainda há uma fração considerável que desconhece ser portadora do problema.
Desmascarar o Parkinson não significa apenas estabelecer um tratamento, mas convencer o paciente de que seu problema, compartilhado por outros 4 milhões de pessoas mundo afora, é passível de controle por anos.
O tratamento se dá, sobretudo, por meio de medicamentos que buscam compensar os efeitos da redução de dopamina característicos da doença de Parkinson, e são prescritos pelo médico responsável com o objetivo de melhorar os efeitos causados pelos sintomas da doença.
O seguimento com equipe multiprofissional – com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e musicoterapeutas – contribui para a melhora da qualidade de vida do paciente. Em alguns casos, pode ser indicado o tratamento cirúrgico, especialmente quando não há resposta ao tratamento conservador.
Leia também:
A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.
A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.
[…] Mal de Parkinson: como contornar seus efeitos? […]