fbpx

Dia Mundial da Saúde: importância de uma equipe multidisciplinar no cuidado ao idoso

Equipe Multidisciplinar

Dia Mundial da Saúde e o cuidado ao idoso: neste dia tão importante, vale falarmos sobre a relevância da equipe multidisciplinar, que é formada por profissionais que atuam estrategicamente na atenção à saúde do idoso. De maneira integrada, os profissionais trabalham para realizar o diagnóstico, tratamento e recuperação do paciente.

O número de idosos no Brasil está crescendo aceleradamente. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a população do Brasil vai ‘envelhecer’ de forma constante e acelerada nos próximos anos. O levantamento aponta que 40,3% dos brasileiros serão idosos daqui a aproximadamente 90 anos. A tendência é que continue a crescer, por isso é essencial desenvolver ações para melhores tratamentos e acompanhamento na área do envelhecimento humano.

O envelhecimento não é uniforme, portanto não é possível escolher um indicador único, pode-se dizer que é o conjunto das alterações sociais, estruturais e funcionais do organismo que se acumulam progressiva e especificamente com a idade. Por isso, o tratamento e cuidado multidisciplinar atende todas as necessidades da pessoa idosa.

A equipe multidisciplinar

O tratamento realizado por uma equipe multidisciplinar confere uma abordagem integral, porque o paciente estará envolvido com profissionais de diversas áreas que poderão fazer um trabalho integral, auxiliando nos aspectos – biológicos, psicológicos, sociais e outros.

Idosos sob cuidados – Imagem ilustrativa

A formação de uma equipe multidisciplinar difere conforme a necessidade do paciente, que pode contar com fisioterapeuta, enfermagem, terapeuta ocupacional, farmacêutico, educador físico, nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo, dentista, psicólogo, entre outros.

A Casa São Luiz compreende a importância da equipe multidisciplinar no cuidado e atenção à saúde da pessoa idosa, por isso, um dos propósitos de nossa Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) é também promover a multidisciplinaridade em prol do olhar integral empregado ao envelhecimento.

Deixe uma resposta

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »