O trabalho do profissional de serviço social em Instituições de Longa Permanência para Idosos, (ILPIs) vem recebendo destaque, tendo em vista o elevado número de pessoas idosas na sociedade.
Estamos vivenciando, atualmente, grandes mudanças como o avanço das tecnologias a globalização, a longevidade, entre outros que exige novas habilidades do profissional em responder a estas demandas.
A intervenção deste profissional procura responder as necessidades sociais, além de garantir o atendimento – pautado no projeto ético-político – à pessoa idosa para, assim, proporcionar a promoção ao acesso à proteção e aos direitos sociais necessários. Dessa forma, o intuito é fortalecer os vínculos com a família e o protagonismo social do cidadão 60+.
Outro ponto de atuação desses profissionais é receber o idoso e sua família para a entrevista social, identificando assim demandas nas quais pode orientar tanto o idoso, quanto a família em relação ao bem estar e a regularização em casos de idosos não autônomos e em variados tipos de informações.
É realizado o acompanhamento social de cada pessoa idosa para futuras ações, se relacionando sempre com a equipe para maior compreensão dos casos, criar estratégias que desenvolvam as particularidades e autonomia, ofertando assim o aumento da capacidade funcional, motora e cognitiva.
O Assistente Social institui atividade levando ao aprimoramento e a transformação de práticas educativas, construindo novos conceitos sobre a pessoa idosa, realizando momentos para desenvolver a autoestima e fortalecimento de vínculos familiares. A atuação do Profissional é de extrema importância para conscientização junto às famílias sobre sua presença para evolução física, mental e emocional.
O Serviço Social é uma profissão que assegura os direitos garantidos por lei, regido pelo Estatuto do Idoso, cooperando junto ao Ministério Público (MP) e ao Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDEPI) conforme solicitado ou se houver alguma intercorrência.
Atuando há mais de 15 anos na área, Érica Faleiro, Assistente Social de nossa Instituição ressalta que, em geral, os idosos se apegam aos assistentes sociais que estão envolvidos nos cuidados do cotidiano.
“Neste relacionamento há uma intensa troca sentimental. Nós partilhamos conversas, muitas histórias do passado e, desta forma, conseguimos conhecer mais sobre as famílias. São informações preciosas, inclusive para a dinâmica do nosso trabalho”.
“A pior parte do trabalho é, sem dúvida, quando um idoso se vai. Sempre fica um vazio e mesmo com o passar do tempo, ainda fica na nossa memória as lembranças, pois alguns idosos permanecem tanto tempo junto de nós que os vínculos de afetivos tornam-se muito fortes. Alguns não têm família e o laço é sempre mais intenso. Entretanto, como profissionais, entendemos que este é um processo natural da vida”, destaca.
Abaixo, você pode assistir a um vídeo com Mariana Senra, nossa outra Assistente Social, sobre o papel da família no cuidado ao idoso:
LEIA MAIS:
A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.
"Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"
Gutemberg Landi Jr.
ex-colaborador
"Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."
Fernando Frota
visitante
"Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"
Cristiane Casilha
colaboradora
"Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."
Clarice Abreu
visitante
"Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"
Aline Macedo
visitante
"Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"
Alexandre Mendes
visitante
A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.
É de amplo conhecimento que a entrada na terceira idade pode vir acompanhada de ansiedades, angústias, medos, limitações. A psicologia, neste caso, pode colaborar muito com a qualidade de vida na terceira idade.
E para tratar do assunto aqui na Casa São Luiz, chamamos a Psicóloga Thainá Alves, que está a postos para cuidar de cada residente de acordo com suas necessidades.
Como sabemos, o profissional de Nutrição possui um papel fundamental, que é o de monitorar e sugerir uma rotina alimentar mais saudável e que garanta tal qualidade de vida ao idoso.
Amanda Araújo é formada em Nutrição e possui duas pós-graduações. Sua excelente bagagem profissional na área clínica e de produção a trouxe para a equipe de saúde da Casa São Luiz.