fbpx

Dicas para combate à homofobia no ambiente de trabalho

Nesta semana, celebramos o Dia Internacional Contra a Homofobia, o marco se dá pois, nesse mesmo dia, no ano de 1990 a homossexualidade foi removida da Classificação Internacional de Doenças (CID) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Não é de hoje que os temas de D&I (Diversidade e Inclusão) ganharam destaque em grandes empresas e corporações, mas alguns fatores demonstram que estamos caminhando a passos lentos.

Questões como as de LGBTfobia no ambiente de trabalho, são latentes no dia a dia da população brasileira, uma pesquisa divulgada pela revista Exame, aponta que 61% dos LGBTQIA+ brasileiros escondem sua orientação no trabalho.

Mas afinal, qual é o impacto da homofobia no ambiente de trabalho?

Estudos comprovam que empresas com representatividade e cargos de lideranças LGBTQIA+, têm uma performance 61% maior em relação às companhias que não contam com esse índice de diversidade. Assim, um time de funcionários que não conta com uma composição diversa, tende a realizar performances menos expressivas; visto que não vivenciam determinadas experiências, possuem menor capacidade de ampliar suas visões de mundo e mercado, sem perder agilidade, ou seja, gastam mais tempo na descoberta de inovações e geram menores receitas para as companhias.

Para além das questões financeiras, a mudança de fatores como engajamento e produtividade são determinantes quando atuamos no combate à homofobia.

Parece surpreendente que, mesmo com dados palpáveis sobre as vantagens da inclusão LGBTQIA+ nas empresas, ainda existam inúmeros desafios e barreiras a serem quebradas. Mas é justamente nesta parte da jornada que reforçamos a importância do conhecimento e a adoção de medidas que fomentem a luta contra a LGBTQfobia.

Dicas de como combater a homofobia e melhorar seu ambiente de trabalho!

Antes de qualquer coisa, reconheça seus preconceitos!

Um bom agente de mudanças começa as transformações de dentro para fora! É de suma importância que você reconheça os preconceitos que cultiva, principalmente sobre os vieses inconscientes, só então você será capaz de neutralizar as ações decorrentes destes prejulgamentos. Dialogue com seus colegas de trabalho de forma transparente, procure demonstrar suas fragilidades e imperfeições, isso vai incentivá-los a fazer o mesmo.

Esse exercício é fundamental, pois só nos tornamos capazes de reconhecer a necessidade de mudança, quando enxergamos os preconceitos que cultivamos.

Evite expressões preconceituosas e corrija quando ouvi-las

O mundo corporativo se empenha em aniquilar grande parte dessas expressões, incentivando o uso correto dos termos LGBTQIA+, fomentando o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável, seguro e estável, mas ainda temos um longo caminho a percorrer!

É importante lembrar que o conhecimento é peça chave na mudança de nossos atos e pensamentos, por isso, você deve buscar ferramentas que permitam conhecer a linguagem adequada, para proporcionar um ambiente de trabalho livre de preconceitos.

Crie um calendário de atividades de Diversidade e Inclusão

Ter um calendário de D&I é fundamental para estabelecer uma cultura organizacional sólida. É o tipo de ferramenta que permitirá que você engaje seus colegas, favorecendo a comunicação e o dinamismo no ambiente de trabalho.

Desenvolva um ambiente de trabalho seguro

Crie estratégias, fomente debates, estabeleça comunicações entre seus colegas e funcionários. Demonstre que está apto(a) a dialogar e que o bem-estar dos indivíduos que compõem sua equipe é importante para você.

LEIA MAIS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um doador

A Casa São Luiz acredita que fazer o bem gera um impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas. Sabemos que é crescente o número de cidadãos e empresas que tem no seu propósito o olhar e cuidado para com o próximo.

  • "Lindo lar para o descanso na melhor idade! Médicos e profissionais que cuidam do que há de verdade no termo SER HUMANO!"

    Gutemberg Landi Jr.

    ex-colaborador

  • "Local agradável, acolhedor e com pessoas simpáticas no seu atendimento."

    Fernando Frota

    visitante

  • "Um pedacinho do Paraíso. Local onde ainda preserva-se o Amor e o respeito pelo ser humano!"

    Cristiane Casilha

    colaboradora

  • "Excelentes profissionais, fiz meu estágio com as Assistentes Sociais Vanda e Lenilda que só somaram na minha vida profissional. O carinho delas com os pacientes e familiares é um diferencial."

    Clarice Abreu

    visitante

  • "Excelente casa de repouso. Agradeço muito pela a oportunidade de ter podido trabalhar com excelentes profissionais. Um lugar aconchegante, tranquilo e com pessoas atenciosas nos seus cuidados. Profissionais de primeira. Um verdadeira família!"

    Aline Macedo

    visitante

  • "Lugar de Paz e Tranquilidade, foi um prazer ter trabalhado neste ambiente, ou melhor, ter feito parte desta família tanto da parte profissional quanto da parte dos residentes..Experiência para toda a Vida!"

    Alexandre Mendes

    visitante

Agende uma visita

A Casa São Luiz é sinônimo de vida, de atenção, de alegria diária e de boas energias, onde as pessoas vivem e aproveitam seu tempo. Venha conhecer mais um pouco do que oferecemos. Agende uma visita. Teremos um grande prazer em receber você.

    SEJA DOADOR
    Translate »